segunda-feira, maio 29, 2006

Clínica de la Mediación

Relato de casos

Qual é o objecto da Mediação? Que finalidade persegue o mediador? Que conflito se vai abordar: psicológico, jurídico, sociológico ou moral? Que papel jogam as percepções, os valores, a relação e os vínculos? Qual o limite da mediação? Como se constrói o imaginário social acerca da mediação?

Estas, são apenas algumas das questões abordadas neste livro, cuja leitura se recomenda, pela sua perspectiva prática e pela partilha da experiência das autoras.

sexta-feira, maio 26, 2006

"Mãe, quando for grande quero ser empregado doméstico"

O que queres ser quando fores grande?

Questionado sobre o que queria ser quando fosse grande, o meu amigo Miguel, de 5 anos e meio (o "meio" é aqui da maior importância) respondeu: "começa por E ...". Bom, quereria dizer médico, dentista, mediador ... ou empreiteiro (pois começa por "E")?

- "Não, nada disso!" Responde o Miguel, de modo muito afirmativo. "Quero ser empregado doméstico. Não quero trabalhar tanto como o papá e a mamã. Só falatório ... telemóveis". "Quero estar descansado!"

O Miguel deixou-me a pensar! ...

(.............)

Porque quero eu ser Mediadora? (... nos JP... claro)

Bom, após a leitura da Portaria n.º 479/2006. DR 102 SÉRIE I-B de 2006-05-26 (que aprova o Regulamento do Concurso de Selecção de Mediadores de Conflitos Habilitados a Prestar Serviço nos Julgados de Paz e revoga a Portaria n.º 1005/2001, de 18 de Agosto), todos temos bastante para pensar.

A selecção será feita por avaliação curricular e entrevista (como método complementar).
Os critérios de avaliação curricular são os seguintes:

- a habilitação académica de base, em que se pondera a média final (da maior importância para um bom mediador);

- A formação profissional, em que se ponderam os cursos de formação realizados, em especial os relacionados com o exercício das funções de mediador e com os meios alternativos de resolução de litígios (ufa!, ainda bem que guardámos aquela cartinha da DGAE a dizer que estamos aptos a ser mediadores nos JP! Guardaram, ... não guardaram?);

- A experiência profissional, em que se pondera o desempenho efectivo de funções, em especial as relacionadas com a área dos meios extrajudiciais e da mediação de litígios, com avaliação da sua natureza e duração.

Agora é só aguardar que no site do Ministério da Justiça seja publicado o concurso e o necessário formulário. Aguardemos!

quarta-feira, maio 24, 2006

Os 25 erros (mais sérios) dos negociadores

Você é um negociador perfeito?


Segundo James L. Greenstone, Ed.D., J.D., DABECI "The perfect negotiator probably does not exist. All make mistakes from time to time. The real effort should be expended in trying to avoid the potentially negotiation-ending or career-ending errors."

No Blog de Perry S. Itkin - "Florida Mediator" encontra-se em destaque o seguinte artigo, publicado no The Negotiator Magazine : Ooops! I Made A Mistake – I’m Not A Perfect Negotiator.

O Artigo fala sobre os 25 erros mais comuns (e sérios) praticados pelos negociadores , bem como dá sugestões para os evitar. Merece uma leitura atenta também por parte dos mediadores, pois pode ajudar a identificart esses erros. O conhecimento de técnicas de negociação deve ser encarado pelos mediadores como uma das peças fundamentais da sua formação.

Podem clicar neste link para visualizar o artigo e fazer o seu download: article .

segunda-feira, maio 22, 2006

10 Anos de Arbitragem no Brasil

CONGRESSO INTERNACIONAL
Comemorativo dos 10 Anos de Arbitragem no Brasil




A ARBITAC - Câmara de Mediação e Arbitragem organiza um congresso internacional comemorativo dos 10 anos da Lei de Arbitragem Brasileira (Lei 9307/96).

O Congresso terá lugar em Curitiba, nos dias 4, 5 e 6 de Junho de 2006.

sábado, maio 20, 2006

Gabinete de Mediação Comunitária





Gabinete de Mediação Comunitária no Monte Formoso já está a funcionar.
Todas as Quintas, entre as 17:00 e as 20:00, no Centro Social Nossa Senhora de Monte Formoso.
(Se mais razões houvesse para justificar a ausência de novos posts ...)
COIMBRA – Resolução passa pelo diálogo
A partir do próximo dia 18 começa a funcionar o Gabinete de Mediação Comunitária no Monte Formoso, destinado a resolver problemas em clima de paz social...
in "Diário das Beiras"
ver artigo completo (
pdf)

PROJECTO “Consensus” - Associação quer mediar conflitos da comunidade
Quantas vezes não se queixou já, em surdina, do vizinho de cima ou da frente por causa dos animais domésticos? Ou do vizinho do lado por causa do ruído? Dentro de algum tempo pode vir a fazê–lo num gabinete próprio, destinado a resolver este tipo de problemas em clima de “paz social”. Este é, pelo menos, o grande propósito do Gabinete de Mediação Comunitária...
in "Diário das Beiras"
ver artigo completo(
pdf)

Gabinete no Monte Formoso para conflitos entre vizinhos
Queixas por ruído, discussões entre jovens, conflitos entre pais e filhos adolescentes, problemas relacionados com animais domésticos (entre grupos comunitários e de condomínios) e conflitos entre vizinhos vão poder ser resolvidos com intervenção de um grupo de voluntários de mediadores no Centro Social de Monte Formoso (CSMF)...
in "Jornal de Notícias"
ver artigo completo(
pdf)

Conversas na Escola

Conversas na Escola


Nos dias 8 a 10, a Consensus, no âmbito do projecto de Mediação Escolar que tem em curso no CAIC - Cernache levou a cabo uma série de "conversas" com os alunos do 5.º ao 10.º ano. O tema foi o conflito e a mediação escolar como forma de gerir e resolver conflitos.
Só isto justificaria a minha ausência prolongada deste blog. A experiência foi muito interessante e enriquecedora. A palavra mediação ganhou nova dimensão entre os jovens daquele colégio e foi interessante perceber o pequeno burburinho que se foi gerando e o "passa a palavra" do que estava a acontecer.
Esperamos continuar e que esta experiência constitua um dos passos fundamentais da nossa aprendizagem.

quarta-feira, maio 03, 2006

Gabinete de Mediação Comunitária em Coimbra


O Jornal "As Beiras" divulga notícia sobre o Gabinete de Mediação Comunitária
que a partir do 18 de Maio, todas as Quintas, entre as 17:00 e as 20:00 irá funcionar no Centro Social de Monte Formoso, para resolução de conflitos de vizinhança.

A Associação CONSENSUS disponibilizará mediadores de conflitos para fazer atendimento e mediar os conflitos que os vizinhos do Bairo do Monte Formoso levem ao Gabinete.

"construindo pontes ... transformando relações", no sentido da promoção de uma cultura de paz na comunidade, é o objectivo deste projecto.