quinta-feira, março 30, 2006

Negociação e Mediação para Advogados


Curso de Negociação e Mediação para Advogados
AVEIRO
Posted by Picasa
Terminou no dia 28 de Março
o "Curso de Negociação e Mediação para Advogados" que decorreu em Aveiro.
Foi interessante a discussão final, sobre a alteração de visões sobre a resolução de conflitos através da Mediação e o desenvolvimento de técnicas de negociação cooperativa, na qual o grupo de 14 formandos (advogados e advogados estagiários) realçou o facto de terem compreendido que mais do que um meio alternativo, a mediação é antes do mais um meio apropriado para resolver determinado tipo de conflitos, apesar de poder ser incluido no âmbito do processo judicial.
Compreenderam que, afinal, o papel do advogado na mediação não tem de ser um papel passivo. No entanto perceberam que esse papel é exercido de forma diferente, mas no exercício das suas competências enquanto advogados.
O pré-conceito anterior de que "o advogado é um mediador por excelência" foi alterado pelos conceitos de Mediador: terceiro neutral, que não decide e não sugere opções de resolução; Advogado: conselheiro jurídico, com um papel preventivo e não apenas litigante.
Mas, mais do que o reconhecimento do que é a mediação enquanto técnica de resolução de conflitos, foi bom ouvir que esta formação os fez pensar e reflectir sobre si próprios, enquanto profissionais e enquanto pessoas, alterando a sua visão litigante e adversarial da resolução de problemas.
Aos formadores resta agradecer pelo enriquecimento pessoal e técnico que esta formação (e os seus formandos) proporcionou, tal como a formação que se realizou em Coimbra, pelo constante questionamento, pelo espírito crítico e o confronto de ideias, que foram permanentes.
Esperamos ter a oportunidade de repetir a experiência. Até lá, os formadores, Cláudia, Miguel, Sandra, Rita e Isabel, deixamos aqui o nosso profundo agradecimento por nos terem deixado crescer convosco.

Sem comentários: